quarta-feira, 29 de junho de 2011

Razões para viver a castidade

1. Você nunca terá que se preocupar com uma gravidez nem com a vergonha de ter que dizer aos seus pais. Comunicar uma gravidez é uma alegria, mas quando se está casado.
2. Você nunca terá que se preocupar em contrair, por via sexual, a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, algumas incuráveis.
3. Você aprenderá a exercer o autocontrole que aumentará a sua força de vontade, e você se sentirá bem consigo mesmo quando você não cede às pressões que lhe cercam.
4. Você dará bom exemplo. Assim você estará contribuindo para construir um mundo melhor.
5. Você estará protegendo sua própria reputação. Para conquistar um bom esposo ou esposa você necessita ter uma boa fama.
6. Você saberá com segurança se é um amor verdadeiro ou se só querem o prazer que seu corpo pode proporcionar.
7. Você poderá canalizar suas energias juvenis para atividades que contribuam para o seu desenvolvimento e amadurecimento, tais como: os estudos, o esporte, a música, a leitura, a pintura, o serviço aos necessitados, os grupos jovens, as gincanas, o grêmio de sua escola, associação em clubes comunitários, etc.
8. Você aprenderá a conhecer o verdadeiro amor. Saberá distinguir entre o amor verdadeiro e o impulso ou atração sexual. O ato sexual é algo espontâneo e breve (um encontro de uma noite). O amor necessita tempo para crescer e durar para sempre, que é o que todos queremos. O verdadeiro amor nunca é desesperado, é sim aquele que sabe esperar.

Como dizer não?


Apesar de alguns quererem nos fazer crer o contrário, muitos adolescentes inteligentes têm decidido não ter relações sexuais antes do casamento (pré-matrimoniais). Não é fácil, mas é assim que acontece com as coisas que valem a pena na vida. Se você quer triunfar na vida, nos seus estudos, no trabalho, no esporte, no domínio de um instrumento musical, deve esforçar-se.


DIZER NÃO ÀS RELAÇÕES SEXUAIS PRÉ-MATRIMONIAIS VALE A PENA.


Você poderia dizer:

- “Não estou preparado(a) para ter relações sexuais”.
- “Não quero ter relações sexuais até que me case. Prefiro esperar”.
- “Desfruto de sua companhia mas não creio que tenho idade suficiente para ter relações sexuais”.
- “Não tenho porque dar-lhe explicações de não querer ter relações sexuais. Simplesmente é esta a minha decisão, nada mais”
- “Decidi não ter relações sexuais, sendo assim, por favor não me pressione”.
- “Se você realmente me quer, respeite minha decisão de esperar”.

"Quero viver a vontade de Deus em minha vida"


Sou uma jovem responsável


Meus beijos valem mais que uma festa ou um cinema.

Meu corpo é templo de Deus, não um brinquedo.
O primeiro “Não” poderá ser difícil, depois será mais fácil.
A virgindade continua sendo uma virtude, a luxúria continua sendo um pecado capital.
Minha maneira de vestir, agir e falar podem ser uma tentação para meu namorado. Observarei a modéstia pelo bem de nós dois.
Meus pais têm feito muito por mim, comportar-me-ei de modo que sempre eles se sintam orgulhosos de mim.
Meu namorado será, também, algum dia um esposo e pai de família; deverá ser um herói aos olhos de sua esposa e filhos. Não farei nada que possa impedi-lo disso quando sairmos juntos.
Quero ser esposa e mãe algum dia, conservarei minha pureza e meu carinho para meu esposo e filhos.
Se algum dia eu falhar e vier a engravidar, não tomarei o caminho fácil, não abortarei o meu filho.

Sou um jovem responsável


Os pais de minha namorada confiam em mim, não quero decepcioná-los.

Respeitarei minha namorada como espero que outros homens respeitem minha irmã.
Respeitarei sua feminilidade porque minha mãe é mulher.
Não pedirei a minha namorada que faça algo de que possa me envergonhar se minha mãe vier a saber.
Minha namorada tem me dado a honra e o prazer de sua companhia; não é correto que eu espere mais que isso.
Minha namorada será esposa e mãe algum dia. Ela deverá ser um exemplo para seus filhos e o orgulho de seu esposo. Eu a ajudarei ser tão pura e decente como eu quero que minha esposa seja.
A ombridade é constituída tanto pelo caráter como pelo físico. Perder o controle de si mesmo é sinal de fraqueza, quero que ela saiba que sou um homem.
Deus está em todas as partes, Ele tudo sabe, tudo vê. As coisas que faço escondido, poderão ser escondidas das pessoas, mas nunca aos olhos de Deus.
Se por minha fraqueza eu engravidar alguma jovem, não vou pressioná-la a fazer um aborto.

Lembre-se


Não dê bolas às pressões dos filmes, novelas, música, amigos e amigas que lhe induzem a relações sexuais antes do casamento. Não se engane. Sua vida é muito preciosa para você, para os que lhe querem bem e para seu país. Não deixe ninguém lhe enganar para que você não engravide sem estar casada, e nem aborte, e não contraia doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Em toda relação sexual existe a possibilidade de uma gravidez. Esta responsabilidade não é para você agora. Este tempo é para seu amadurecimento, para você terminar seus estudos.


Não caia em armadilhas que comprometam seu futuro. Para que você escolha o que quer da vida, você necessita ser LIVRE. 

Comunidade Católica Shalom 

0 comentários: