sábado, 26 de março de 2011

"CONFESSIONÁRIO PODE SER LUGAR DE SANTIFICAÇÃO."

Bento XVI recebeu em audiência, nesta sexta-feira, os participantes do encontro promovido pela Penitenciaria Apostólica.

Em seu discurso, o Papa ressaltou a importância de aprofundar os temas relativos ao Sacramento da Penitência e sublinhou o valor pedagógico da Confissão Sacramental.

"A fiel e generosa disponibilidade dos sacerdotes à escuta das confissões, sob o exemplo dos grandes Santos da história, indica a todos nós como o confessionário pode ser um lugar de santificação" – frisou Bento XVI.

"De que maneira o Sacramento da Penitência nos educa? Em que sentido a sua celebração tem um valor pedagógico, sobretudo para os ministros?" – perguntou o pontífice.

"Podemos iniciar do reconhecimento de que a missão sacerdotal constitui um ponto de observação único e privilegiado de onde poder contemplar cotidianamente o esplendor da Misericórdia Divina. Confessar significa ajudar muitas professiones fidei como são os penitentes e contemplar a ação do Deus misericordioso na história, tocar com as mãos os efeitos salvíficos da Cruz e da Ressurreição de Cristo, em todos os tempos e em cada pessoa" – disse ainda Bento XVI.

Segundo o Papa, "a íntegra confissão dos pecados educa o penitente à humildade, ao reconhecimento da própria fragilidade, a ter consciência da necessidade do perdão de Deus e confiar que a graça divina pode transformar a vida".

O Papa disse aos sacerdotes que experimentar a Misericórdia Divina e ser humildes instrumentos, os educam a uma sempre mais fiel celebração do Sacramento da Penitência e a uma profunda gratidão a Deus que lhes confiou o ministério da reconciliação.
 Rádio Vaticano

0 comentários: