quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

“Deus nos prova para aprovar”.

Meditemos no diálogo de Jesus com seus discípulos colhido do capítulo 9 versículos 18 a 20 do evangelho de São Lucas. Num dia em que Ele estava a orar a sós com os discípulos, perguntou-lhes: Quem dizem que eu sou? Responderam-lhe: Uns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros pensam que ressuscitou algum dos antigos profetas. Perguntou-lhes, então: E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: O Cristo de Deus.

Nesta meditação entremos no contexto da época e vejamos que muitos eram os questionamentos sobre Jesus, existiam vários deuses e várias crenças como hoje, mas era a respeito d’Ele que se cumpriam todas as profecias, eram suas palavras que faziam arder os corações, seus gestos de amor que convertiam multidões.

E nesses dias, num momento de intimidade vocacional, como diz a palavra, a sós com seus amigos, (Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai). Jo 15,15, Jesus, que conhece os corações de todos, os pergunta sobre Ele mesmo, e escuta a sábia resposta de Simão Pedro, aquele a quem depois de tantas provas de amor ao mestre e também depois de negá-lo três vezes, recebe das mãos do Messias a missão de conduzir Sua Igreja. (E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela). Mt 16,18

Pedro foi provado, Jesus mesmo o advertiu, (Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos). (Lc 22, 31-32)

Podemos dizer que Pedro foi aprovado em seu tempo de prova. O messias que conhece seu coração sabe que sua queda não foi intencional, perdoou sua covardia e o confirmou para apascentar as ovelhas do Reino de Deus.

E Você? Qual tua prova? O que Jesus tem te pedido?

Mesmo provado, deixe o seu coração sinceramente responder essa pergunta ao Mestre: E você quem diz que eu sou?

Qual a resposta Jesus escutará de ti?

Quanta doçura há em alegrar o coração de Deus com respostas sábias e sinceras como as de Pedro.

Que o Senhor encontre em seu coração santos comportamentos, mesmo em tempos de prova. Mesmo quando tudo parecer difícil.

Maria Duarte
Professora da Escola de Formação

1 comentários:

Renata Cavanha disse...

Nossa q legal q ficou o topo do seu blog...

Deus te abençoe irmao..a paz
Renatinha