terça-feira, 3 de novembro de 2009

Dominação do imaginário: Desenho animado

O que é a dominação do imaginário são os instrumentos e estratégias, que criam condições de transmitir uma mensagem, produzindo hábitos e costumes, incutindo em nós e nossas crianças uma mentalidade contrária ao Evangelho.
A televisão brasileira tem mostrado desenhos e mais desenhos diariamente, que tem transtornado a cabeça de nossas crianças. E tais desenhos que tem feito as mente de muitas delas. Você que convive com uma criança, já notou que ela tem desejo de ser um super-herói? Diz que é capaz de resolver tudo? Que seu poder vai fazer isso e aquilo, e ser o centro das atenções?
E muitas delas têm usado até suas fantasias para se parecer com ele e o pior, e quando crianças dizem: eu sou o homem aranha, sou super-homem..., se elas as crianças vêem os desenhos animados qual será o seu referencial para crescer? Se assistirmos televisão demasiadamente ( falo das crianças que assistem desenhos animados) que parâmetros eu terei para crescer em minha aceitação e maturidade?
O padrão da fantasia, do irreal; e muitas vezes vou ver que sou fraco, e nunca vi isto; vou ter a necessidade de dizer quem sou eu, mais todos os super-heróis tem suas identidades escondidas.
A criança cresce precisando de um braço de pai, e vai crescendo, sem sombra de um pai ou da palavra de Deus, mais crescendo sobre um desenho de um pobre e fraco super-herói.
A criança num processo inconsciente se negará para atingir os padrões que os super-heróis, com isso ela começará a se fragilizar sua auto-imagem cada vez mais, fazendo que no seu futuro busque a compensação por aquilo que não conseguiu, pelos caminhos da droga, ativismo, idolatria ao dinheiro etc... Isto podemos dizer que é uma escravidão, que foi uma dominação realizada através do imaginário.
Porque a indústria cultural usa uma lógica contrária ao Evangelho?
Isto porque as pessoas são levadas a viverem do imaginário, a assim elas saem da verdade para mentira, do poder, do possuir. O único caminho a verdade e a vida é Jesus(Cf. Jo 14,6) e que satanás é o pai da mentira, príncipe deste mundo contrário ao Evangelho, autor do pecado.
A cura e a libertação de uma criança e até mesmo um adulto que está vivendo na dominação do imaginário, é conhecer o Evangelho e sua verdade que é Jesus Cristo, resta saber agora qual caminho você escolhe o da morte ou da verdade que leva à vida.
Vale a pena perguntar aos pais e mais velhos: vocês tem falado aos seus filhos ou irmãos sobre a palavra de Deus, ao menos antes de dormir?
Na próxima formação vamos ver a continuidade deste texto, um pouco sobre as telenovelas e propagandas.

Forte abraço em Cristo.
Com Deus Até o Fim Mesmo Sem Entender.


Diego Tales.

0 comentários: